Óculos  de proteção STP Fumê
×
Óculos  de proteção STP Fumê
Óculos de proteção STP Fumê
R$ 110,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Usado
Pronta entrega

Excelente mascara para Paintball ou Airsoft com Padrão ANSI Z87.1

Resistência ao Impacto: Óculos de Segurança

Por: Philip M. Johnson, Diretor de Tecnologia, Honeywell Safety Products

Adaptado por: Flávio Assis, Gerente de Produtos – Proteção Ocular, Facial, Auditiva e Cabeça – Honeywell Produtos de Segurança América Latina

Uma observação das normas, e como estas se comparam

Resistência Ao Impactp_Primeira foto



Histórico

Historicamente, a resistência ao impacto é regulamentada por agências como a FDA (Food and Drug Administration) desde o início dos anos 1970 nos Estados Unidos para produtos fornecidos através de canais médicos e de varejo, como óculos de sol e óculos graduados. É simplesmente um ensaio de queda em que uma esfera de aço de 1,59 cm é lançada através de um tubo de uma altura de 1,27 metros na superfície das lentes.

Para óculos de segurança desenvolvidos para uso industrial ou ocupacional, o documento regente é a norma ANSI Z87.1, através de várias revisões, por quase 40 anos. O Ministério do Trabalho cita a norma ANSI Z87.1 como a exigência mínima de desempenho para óculos de segurança no Brasil. Quando uma avaliação de perigo no local de trabalho indica que a proteção dos olhos/face é necessária, esta proteção deve ser oferecida e deve cumprir com esta norma ANSI e ter CA (Certificado de Aprovação).

Selecionar óculos que atendem ou excedem uma variedade de normas proporcionará proteção confiável contra os perigos que estão presentes no local de trabalho.

Originalmente, a norma ANSI Z87.1 especificou um ensaio de queda com esfera de 2,54 cm para a maioria dos tipos de lentes. Lentes de vidro com no mínimo 3 mm de espessura e tratadas adequadamente, podiam ser aprovadas neste teste. Também foi exigido que lentes de plástico (como o policarbonato) passassem por um ensaio de penetração no qual uma agulha ponderada é lançada a 1,3 metros sobre o produto. As lentes não podem ser fraturadas ou serem furadas.

Em 1989, a norma foi revisada para acrescentar impacto elevado e ensaios de retenção de lente, além da exigência básica de queda de esfera. Tecnologia particularmente advinda do plástico policarbonato como um material de lentes de alto desempenho, direcionaram esta mudança. A ANSI reconheceu que produtos mais robustos podiam ser desenvolvidos, o que seria um benefício para aqueles necessitando usar óculos de segurança onde perigos significativos de impacto existiam.



Ensaios ANSI Z87.1

A edição atual da norma é Z87.1-2010, mas aqui no Brasil ainda se usa a versão de 2003, onde lentes em todos os protetores devem atender a uma exigência mínima de impacto: o ensaio de queda de esfera de 2,54 cm.

Os modelos podem atingir níveis de alto impacto indicando desempenho elevado. Os seguintes ensaios de alto impacto se aplicam a lentes, bem como às armações dos produtos:

Resistência ao Impacto_2

• Um ensaio de retenção de lentes é realizado através de um impacto de “massa elevada”. Um projétil pontudo de 500g é lançado a 1,3 metros sobre o protetor completo montado numa cabeça artificial. Nenhuma peça pode quebrar e se soltar do protetor, a lente não pode fraturar e deve permanecer na armação ou carcaça do produto. Este ensaio é uma boa avaliação da resistência do produto, simulando um impacto como o de uma ferramenta que escorrega da superfície de trabalho ou quando as lentes colidem com objetos fixos.

• Um ensaio de alta velocidade é realizado em 20 pontos de impacto especificados, onde o projétil é uma esfera de aço de 6,45 mm realizando o percurso em velocidades específicas dependendo do tipo de protetor. Para óculos, a velocidade é de 165 km/h. Os critérios de aprovação/reprovação são os mesmos que para ensaio de massa elevada. Este tem o objetivo de estimular partículas que serão encontradas no esmerilhamento, raspagem, usinagem ou outras operações.



No Brasil, além de testes realizados na FUNDACENTRO conforme a norma ANSI Z87.1 : 2003, é necessário obter Certificado de Aprovação (CA) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sendo esse válido por 5 anos.

Nos Estados Unidos, a conformidade com a norma é autocertificada, com base nos resultados dos ensaios gerados pelo fabricante como parte do seu design inicial e procedimentos de Controle de Qualidade em andamento. Nenhuma certificação independente é necessária. Os produtos atendendo o padrão básico de impacto serão marcados com “Z87” nos principais componentes. Os produtos que são aprovados nos ensaios de alto impacto relacionados acima podem conter uma marcação “Z87+” na(s) lente(s).